Em conformidade com:
- ✔ LAI (Lei 12.527/2011) no art. 8º, §1º, I
- ▶ Veja mais em Mapa de Leis
A educação pública e inclusiva de Caculé está perto de mais um avanço positivo, isso porque foi iniciada na última semana, a construção do novo Núcleo Florescer, que é um espaço de Atendimento Educacional Especializado, que oferece de forma complementar ou suplementar no contraturno, atendimento aos alunos matriculados regularmente na rede municipal e que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. O NAEE Florescer atende cerca de 140 crianças do município.
Com o seu atendimento especializado, o NAEE também proporciona uma interação com diversas barreiras, a fim de permitir a participação dos seus alunos de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições.
O novo NAEE Florescer está sendo construído na antiga sede do Colégio Estadual Tergina Pinheiro, no bairro Alto do Cruzeiro. A nova unidade que está sendo construída com recursos próprios, contará com 15 salas de aula e diversos espaços de convivência para os alunos, além de toda a acessibilidade necessária.
Hoje o NAEE Florescer conta com uma equipe multidisciplinar, composta por uma coordenação de educação especial, assistente social, psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, técnica em nutrição e seis professores com formação específica para a área de atuação no NAEE.
O projeto que começou em 2021, tem como objetivo construir uma sociedade inclusiva, respeitosa, permitindo mais equidade, participação e acessibilidade em todos os seus aspectos.