CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CACULÉ APROVA REGIMENTO DA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
13/03/2023

Na segunda-feira, dia 06 de março de 2023, em Guanambi – BA, dois representantes do Conselho Municipal de Saúde participaram de uma reunião em que estiveram presentes representantes de Conselhos Municipais das diversas cidades que compõem a Base Regional de Saúde da microrregião de Guanambi. Ali foram esclarecidos pontos sobre a realização das Etapas Municipais da Conferência Nacional de Saúde.

Os representantes citados, na manhã dessa quinta-feira (09), em reunião com Conselho Municipal de Saúde de Caculé e trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde do município, discutiram sobre a etapa municipal da Conferência Nacional e aprovaram o regimento da VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, que será realizada no dia 28 de março de 2023, no Cine Teatro Engenheiro Dorea, situado na praça Coração de Jesus, em Caculé. Na ocasião, a plenária do conselho aprovou também o número de participantes convidados e delegados para a conferência, além da composição de sua Comissão Organizadora.

Foram apresentadas as propostas de eixos temáticos, assim como orientações sobre prazos e métodos para a realização, não só das Etapa Municipal, como também das Etapas Estaduais e da Etapa Nacional da Conferência que se encontra na sua 17ª versão e tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia”. Além disso, os participantes da reunião tiveram conhecimento dos documentos orientadores, regimentos e resoluções que nortearão a realização dos trabalhos e também dos sítios eletrônicos onde serão registradas as informações resultantes de cada etapa.

As Conferências de Saúde são momentos em que a participação popular se faz presente na formulação das políticas públicas em saúde. Como garantia da participação popular, são convocados representantes do poder público, dos trabalhadores em saúde e dos usuários dos serviços. Durante o processo de conferência, são apresentadas pelos participantes suas demandas e propostas de ações e projetos a serem adotados pelo poder público na prestação dos serviços de saúde. São eleitos delegados que terão direito a votar sobre quais propostas deverão compor o relatório final de cada etapa e que poderão se candidatar para as etapas subsequentes nas outras esferas federativas.

A presença da sociedade na VII Conferência Municipal de Saúde de Caculé é muito importante, sendo esse um momento de esclarecimento sobre a situação de saúde em âmbito nacional e sobre qual futuro almejamos para o SUS como um todo.